InícioNotíciasSemana da Caatinga: Crianças de Maniçoba recebem palestra sobre alimentação saudável e...
spot_img

Semana da Caatinga: Crianças de Maniçoba recebem palestra sobre alimentação saudável e preservação da caatinga

As crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Manoel Alves da Mota, no Distrito de Maniçoba, receberam, nesta segunda-feira (28), uma palestra mais que especial sobre alimentação saudável, preservação ambiental e importância do bioma Caatinga. A ação foi organizada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMA), e faz parte de uma série de ações promovidas pela Prefeitura de Juazeiro em homenagem ao Dia Nacional da Caatinga, comemorado, desde 2003, em 28 de abril.

De maneira lúdica e interativa, a palestra destacou a riqueza da Caatinga — bioma exclusivamente brasileiro — e mostrou para as crianças que pequenas atitudes podem contribuir para sua conservação. Buscando sensibilizar as crianças, outros temas foram abordados, como o consumo de alimentos regionais, a importância de práticas sustentáveis na alimentação e a preservação dos recursos naturais da Caatinga.

A chefe de cozinha sustentável, Poliana Santana, enfatizou a importância de as crianças, ainda bem pequenas, entenderem a riqueza existente ao seu redor, na sua própria comunidade. “O uso de plantas como a Palma Forrageira, que são plantas alimentícias não convencionais, tem o foco principal na redução da insegurança alimentar. Quando a gente fala para a mãe e o pai de uma criança que eles têm comida no quintal e isso pode ser uma fonte de renda para essa família, isso é muito bom, sem falar das qualidades nutricionais dessas plantas”, explicou.

Em uma manhã cheia de diversão e aprendizagem, os pequenos ambientalistas saíram com o ABC da preservação na ponta da língua, comeram um delicioso sanduíche feito com casca de melão e provaram o famoso refrigerante de palma — feito com a Palma Forrageira —planta cultivada em larga escala no semiárido brasileiro. A atividade reforça o compromisso da Secretaria de Meio Ambiente em formar cidadãos com consciência ambiental e conhecedores do seu próprio bioma.

Para Cláudio Fernandes, secretário de Meio Ambiente, preservar a caatinga é promover qualidade de vida. “Ações como essa nas escolas são essenciais para despertar nas crianças o interesse pela preservação do nosso bioma. A Caatinga, com sua biodiversidade única, precisa ser cuidada e valorizada por todos”, afirmou.

Ao longo da semana, outras atividades também serão realizadas como parte da programação, como mutirões de limpeza, palestras educacionais, entre outras. As ações educativas organizadas pela Secretaria de Meio Ambiente têm como objetivo reforçar a importância da Caatinga e incentivar a formação de uma consciência ambiental para as novas gerações.

Ascom PMJ

RELACIONADOS
spot_img
spot_img
spot_img