A Prefeitura de Juazeiro, comprometida com o bom funcionamento administrativo, promoveu um treinamento voltado à execução de despesas orçamentárias — etapa essencial da gestão pública — com o objetivo de capacitar servidores municipais para uma governança cada vez mais eficiente, transparente e alinhada com a legislação vigente. A atividade reuniu profissionais de diferentes áreas da administração e foi estratégica para alinhar os próximos passos da gestão, focados sempre no zelo e respeito aos recursos públicos.
A capacitação teve como objetivo ampliar o conhecimento dos profissionais quanto à aplicação dos conceitos de legislação e práticas referentes à execução do orçamento público, abordando temas como contrato, empenho, liquidação e pagamento – conforme previsto na Lei nº 4.320/1964. Também foram discutidos aspectos como a classificação de despesas, créditos orçamentários e o controle da execução.
Para o superintendente contábil, Flávio Amorim de Vasconcelos, o momento foi importante para a troca de conhecimentos entre profissionais de diferentes áreas da administração pública. “Esse momento traz aprendizado e formação de pessoas. Temos aqui pessoas diversas e capacitadas na gestão que estão agregando um enorme valor. Essa troca é essencial para o sucesso da administração e para que o prefeito seja amparado em todas as demandas do município”, destacou.
O treinamento foi ministrado por secretários e consultores das áreas financeira e contábil do município, com a presença de inspetores e auditores do Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia (TCM/BA), que detalharam as atribuições do órgão e a importância de a prefeitura estar fazendo essa aproximação e investindo na capacitação de seus profissionais.
Base essencial do treinamento, a Lei 4.320/64 estabelece as normas gerais para a elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, Estados, Municípios e Distrito Federal. Entender a importância de focar no aprimoramento do uso das ferramentas utilizadas para o registro e acompanhamento das despesas é fundamental para o controle eficiente das finanças municipais.
Ascom PMJ