O Instituto de Previdência de Juazeiro (IPJ) reforçou, mais uma vez, seu compromisso com a valorização dos servidores e a melhoria contínua dos serviços prestados aos segurados. A capacitação aconteceu entre os dias 1º e 3 de setembro, com o tema “O regime previdenciário do servidor público: cálculo de aposentadorias e pensões”, e foi promovida pela Escola Esafi, que é referência em instrução voltada para a administração pública.
A Diretora de Benefícios Previdenciários do IPJ, Adonilde Marta, foi uma das profissionais que participaram da capacitação. Segundo ela, foram três dias intensos de aprendizagem e muita troca de experiências. “Esse curso foi de grande relevância para nós que trabalhamos diretamente com a concessão dos benefícios previdenciários no Município, uma vez que nos capacitou para o domínio dos cálculos previdenciários, também foram sanadas algumas dúvidas que ainda existiam, adentrando nos pormenores da legislação que serviu de base para a reforma previdenciária no Município”, afirmou.
O objetivo da capacitação foi aprofundar conhecimentos técnicos sobre o sistema previdenciário, assegurando maior precisão nos cálculos de aposentadorias e pensões. A presença do IPJ garantiu o fortalecendo da atuação do instituto na garantia de direitos aos servidores municipais.
Além da capacitação, as servidoras também realizaram uma visita institucional ao Instituto de Previdência do Município de João Pessoa (IPMJP). O encontro foi marcado pela troca de experiências e pela apresentação de boas práticas de gestão que podem contribuir para o fortalecimento do modelo adotado em Juazeiro. Sobre a visita, a gerente do setor previdenciário, Lilian Reis de Carvalho, destacou. “Na visita ao IPMJP conhecemos o funcionamento operacional do Instituto, bem como os desafios e as soluções encontradas na prática dentro do órgão e ainda trocamos bastante experiência”, pontuou.
A participação em eventos de capacitação e a aproximação com outros institutos municipais reforçam o compromisso de toda a gestão municipal em investir no desenvolvimento de sua equipe técnica, o que reflete diretamente em mais eficiência, transparência e qualidade no atendimento aos segurados e no fortalecimento da gestão previdenciária do município.
Texto: Thamires Costa – Ascom PMJ