Os trabalhadores do Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro concluíram, na quinta-feira (23), a capacitação teórica e prática em combate a princípios de incêndio.
De acordo com o bombeiro civil Eriel Henrique, instrutor do curso, o treinamento teve como foco a prevenção, o uso correto dos extintores, o manuseio dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e, principalmente, a segurança de todos no ambiente de trabalho. “Esse é um treinamento obrigatório para quem atua em ambientes energizados e com uso de cloro. O objetivo é capacitar o servidor para agir com rapidez e segurança em situações de emergência, preservando a própria vida e a do colega. Durante o curso, utilizamos os extintores adequados para cada tipo de fogo e repassamos noções básicas de atuação em caso de princípio de incêndio”, explicou Eriel Henrique.
A técnica em Segurança do Trabalho do SAAE, Ana Lúcia, destacou a importância da iniciativa e parabenizou os participantes. “Esperamos que não seja necessário colocar esses ensinamentos em prática, mas, se for preciso, estaremos preparados para agir com segurança, dentro ou fora da empresa. No SAAE, buscamos constantemente capacitar nossos colegas, em cumprimento às normas regulamentadoras, para manter um ambiente de trabalho cada vez mais seguro”, ressaltou.
O treinamento está em conformidade com a Norma Regulamentadora NR-23, da Portaria nº 3.214, de 8 de junho de 1978, do Ministério do Trabalho e Emprego, que trata sobre medidas de proteção contra incêndios.
Ascom/PMJ


