A Secretaria Municipal de Saúde de Juazeiro/Sesau participou, nesta segunda-feira (10), de uma reunião no Comando Militar para discutir o fortalecimento do fluxo de atendimento e ações integradas de segurança na Unidade de Pronto Atendimento/UPA do município.
O encontro contou com a presença de representantes da Sesau, oficiais do Comando Militar, do subcomando regional da Polícia Militar, comandantes de companhias e da Polícia Civil. Durante a reunião, foram abordadas medidas para garantir mais agilidade e segurança no atendimento aos pacientes e na atuação das equipes de saúde.
O momento foi considerado bastante produtivo pelos participantes, resultando em um alinhamento conjunto entre as instituições e na criação de um canal de comunicação direta entre a UPA e o Comando Militar, para respostas rápidas em eventuais situações que envolvam a segurança da equipe e dos usuários.
O diretor médico da UPA de Juazeiro, José Carlos Viana Tanuri Júnior, destacou a importância da parceria e reforçou a orientação sobre o papel da unidade dentro da rede de urgência e emergência. “A UPA deve ser procurada em situações de urgência, como casos de dor intensa, febre alta, crises asmáticas, traumas e demais condições que necessitem de atendimento imediato. Já os casos de menor gravidade devem ser direcionados às Unidades Básicas de Saúde/UBS’s, que são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde/SUS”, explicou o diretor.
Texto: Camila Santana – Ascom PMJ/Sesau


