InícioNotíciasSesau encerra Outubro Rosa e Verde com resultados expressivos e inicia Novembro...
spot_img

Sesau encerra Outubro Rosa e Verde com resultados expressivos e inicia Novembro Azul com novas ações de prevenção em Juazeiro

Com foco na prevenção e no diagnóstico precoce, a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), encerrou com sucesso as atividades do Outubro Rosa, campanha voltada à conscientização e prevenção do câncer de mama e do colo do útero. Durante o mês, foram ampliados os atendimentos e as ações de promoção à saúde da mulher em toda a rede municipal.

Na Atenção Primária à Saúde (APS), foram realizados 19.137 atendimentos individuais de mulheres, 846 coletas de preventivos e 94 ações educativas. Já nos serviços especializados, destacam-se 308 consultas em Ginecologia, 107 em Mastologia, 72 cirurgias ginecológicas, além de 264 ultrassonografias transvaginais, 98 ultrassonografias mamárias e 62 mamografias. Outros procedimentos, como colposcopias e inserções de DIU, também foram ofertados, totalizando mais de 9 mil atendimentos especializados voltados à saúde feminina, sem contabilizar o público gestante.

As ações do mês de outubro também contemplaram a campanha Outubro Verde, de combate à sífilis, com atividades educativas, testagens rápidas e ações integradas com a equipe de Vigilância em Saúde, reforçando o cuidado e a prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

Com o encerramento das campanhas de outubro, a Sesau já dá início às ações do Novembro Azul, voltado à saúde do homem, com foco na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e no incentivo ao autocuidado.

As iniciativas de cuidado à mulher também terão continuidade neste mês com a chegada da Carreta de Rastreamento do Câncer de Mama, que permanecerá em Juazeiro de 04 a 21 de novembro, na Univasf, funcionando de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h30 e das 13h30 às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h.

A ação prevê a realização de 2.100 exames de mamografia (70 por turno) e será voltada preferencialmente para mulheres entre 50 e 69 anos, público-alvo do protocolo do Ministério da Saúde, podendo incluir mulheres de 40 a 74 anos. Para participar, é necessário apresentar requisição de mamografia preenchida e assinada/carimbada pelo enfermeiro ou médico da Unidade Básica de Saúde, além de xerox do RG e do Cartão do SUS.

O atendimento será dividido em três etapas: a primeira dedicada à realização dos exames de mamografia e as demais voltadas ao acompanhamento das mulheres com resultados alterados ou inconclusivos.

“O Outubro Rosa e Verde foi um sucesso graças ao empenho das equipes da Atenção Primária, Vigilância em Saúde e dos serviços especializados, que conseguiram ampliar o acesso e o acolhimento à população. Agora seguimos com o mesmo propósito no Novembro Azul e com a chegada da Carreta, reforçando nosso compromisso com a prevenção e o diagnóstico precoce”, destacou o secretário de Saúde, Helder Coutinho.

Texto: Camila Santana – Ascom PMJ/Sesau

RELACIONADOS
Banner Ziel Almeida
Banner SIte Juvenilson Passos Instagram
Banner Dra. Jamila Menezes Ginecologista e Obstetra
Banner Satiro Ferraz Advocacia
spot_img