A manhã desta terça-feira (15) foi marcada por importantes anúncios para a cidade de Juazeiro, que celebra 147 anos de história. Durante a solenidade cívica na Orla II, o prefeito Andrei Gonçalves apresentou um pacote de ações e entregas, incluindo a autorização para licitação de obras de pavimentação, assinatura de ordens de serviço para construção e reforma de unidades de saúde, o lançamento do Minha Casa Minha Vida no município e a entrega de 28 veículos destinados a secretarias e forças de segurança.
O evento teve início com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de Juazeiro, em seguida, um momento de bênção ecumênica reuniu representantes da Igreja Católica, do espiritismo, das religiões de matriz africana e evangélica, num gesto de união e fé pelo futuro da cidade e do seu povo. E encerrou com a apresentação das fanfarras tradicionais que abrilhantaram a cerimônia e emocionaram o público presente.
A solenidade contou com a presença do vice-prefeito Tiano Félix, dos deputados Zó e Roberto Carlos, vereadores, secretariado municipal, forças armadas e Polícia Militar. O prefeito Andrei Gonçalves destacou o sentimento de pertencimento da população e o compromisso da gestão com o desenvolvimento do município. “Estamos fazendo um governo que respeita as pessoas, que trabalha com seriedade e que tem orgulho de dizer que Juazeiro está de volta ao caminho do crescimento”, celebrou.
Entre as entregas, destaque para uma retroescavadeira, seis ambulâncias destinadas ao interior do município e veículos para reforço das estruturas da saúde, trânsito, segurança pública e zona rural. Também foi lançado o Selo Municipal da Agricultura Familiar, fortalecendo a identidade e a economia rural local.
Entre o público, a engenheira Mony Pereira, que escolheu Juazeiro como lar, falou emocionada sobre o atual momento da cidade. “É visível o desenvolvimento. Em pouco tempo, vemos o povo voltando a ter orgulho da sua cultura e história. Essa gestão aproximou Juazeiro da sua própria identidade”, comentou.
O juazeirense Antônio Souza, de 67 anos, que acompanhava tudo com atenção celebrou os investimentos anunciados. “Vivi muita coisa aqui, mas fazia tempo que não via tanta gente reunida com esse sentimento de alegria e esperança. Hoje é um dia que renova a nossa fé na cidade”, contou.
Para completar a manhã festiva, foi servido o tradicional bolo de aniversário, compartilhado entre os presentes como símbolo de celebração coletiva. A programação dos 147 anos de Juazeiro continua ao longo do dia, com espetáculo teatral infantil às 11h, DJ Werson ao meio-dia e show com Joyce Guirra às 14h, na Orla II. Na Praça Dedé Caxias, a festa segue com apresentações de Paula Brasil (16h), Banda Pagodança (17h), Igor Kannário (19h) e Banda Mirage (21h).
Texto: Lucas Oliveira – Ascom/PMJ
Fotos: Gilson Pereira – Ascom/PMJ