InícioNacionalTaxa de mortalidade infantil no país tem queda de 60% em 20...
spot_img

Taxa de mortalidade infantil no país tem queda de 60% em 20 anos, diz relatório da ONU

A taxa de mortalidade infantil teve uma queda acentuada, de 60%, em pouco mais de duad décadas, de acordo com estimativas divulgadas nesta quarta-feira (13) pela Organização das Nações Unidas (ONU). A informação é do colunista Jamil Chade, do portal UOL.

Segundo a publicação, há 24 anos, o país somava 35 mortes para cada mil crianças. Em 2022, essa taxa caiu a 14 para cada mil. Isso significa que, de 122 mil óbitos em 2000, o número absoluto foi reduzido para 39 mil.

O número de crianças que morreram antes de completar cinco anos de idade no mundo atingiu um mínimo histórico, caindo para 4,9 milhões em 2022. Os dados apontam que, apesar dos avanços, uma criança morre no mundo a cada seis segundos.

O relatório revela que mais crianças estão sobrevivendo hoje do que nunca, com a taxa global de mortalidade de menores de 5 anos diminuindo em 51% desde 2000.

No mundo, a taxa é de 37 mortes para cada mil crianças. Na Europa e EUA, o índice é de apenas 5 óbitos para cada mil crianças.

Vários países de renda baixa e média também viram quedas nas taxas de mortalidade acima de 50%, “mostrando que o progresso é possível quando os recursos são suficientemente alocados para a atenção primária à saúde, incluindo a saúde e o bem-estar das crianças”.

Por exemplo, os resultados mostram que Camboja, Malaui, Mongólia e Ruanda reduziram a mortalidade de menores de 5 anos em mais de 75% desde 2000. (Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

RELACIONADOS
spot_img
spot_img
spot_img