Com o objetivo de democratizar o espaço público e organizar o trânsito da cidade, a Prefeitura de Juazeiro/BA, por meio da Autarquia Municipal de Trânsito e Transportes/AMTT, realizou nesta terça-feira (9) uma audiência pública para discutir a implantação do novo sistema de estacionamento rotativo pago – Zona Azul.
O encontro contou com a presença do vice-prefeito de Juazeiro, Tiano Félix, que representou a gestão municipal. Também participaram secretários, vereadores, representantes do comércio, da 8ª CIRETRAN e de entidades de classe.
A audiência foi mediada pelo diretor-presidente da AMTT, Mitonho Vargas, que ressaltou a importância do diálogo aberto com a sociedade.
“Esse diálogo era uma demanda da população. O governo municipal se propôs a ouvir as pessoas para que todos participem das discussões e, juntos, possamos escolher o formato ideal para o Zona Azul em Juazeiro”, destacou.
O evento teve ainda a participação especial do coordenador técnico da 15ª CIRETRAN, Ronaldo Miron, que compartilhou experiências de implantação do sistema em outros municípios, contribuindo para a construção de um modelo moderno e eficiente para Juazeiro.
“A implantação desse sistema vai democratizar o espaço público, ampliar a disponibilidade de vagas e, principalmente, organizar o trânsito. A Prefeitura está de parabéns por proporcionar esse momento em que todos podem participar da discussão de um tema tão importante para a cidade”, afirmou.
A audiência reuniu grande público na Câmara Municipal, que colaborou ativamente na construção das propostas. Para o presidente da Associação de Moradores, Amigos e Comerciantes do bairro João XIII, Edimar Santos, a participação popular é fundamental. “É muito importante para a sociedade civil participar desse debate. Foi um momento proveitoso, e esse é o caminho certo: todos juntos contribuindo para o desenvolvimento da cidade”.
Durante a audiência, representantes dos lojistas entregaram ao vice-prefeito um documento com posicionamentos e sugestões sobre o retorno do sistema. O presidente da CDL, Antônio Elder, reforçou a posição do setor. “Estamos satisfeitos com o resultado da audiência. Trouxemos um documento com o posicionamento dos lojistas, que é favorável ao retorno do Zona Azul, desde que em um formato mais moderno e eficiente”.
O diretor da Agência de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Juazeiro, Walterson Ramos, também apresentou propostas do programa “Cidade Inteligente”, que integra tecnologias digitais e inovações para melhorar a qualidade de vida da população.
“Estamos discutindo a atualização do Plano Diretor e, nesse processo, queremos construir mecanismos que unam democracia e tecnologia. A ideia é oferecer acesso gratuito à internet e permitir que o usuário retire seu bilhete de estacionamento de forma digital”, explicou.
Texto: Márcio Reges – Ascom PMJ