O Estatuto do Idoso (Lei nº 10.741/2003) garante os direitos da pessoa idosa, incluindo a área da saúde. A idosa Maria Matias está vivendo uma realidade diferente e tendo seus direitos negados pela Prefeitura de Juazeiro (BA). De acordo com o filho dela, Júnior Matias em áudios divulgados em um grupo comunitário de WhatsApp, destacando e cobrando dos vereadores da situação, suplentes e dos gestores da Câmara da cidade uma fiscalização eficiente na Unidade Básica de Saúde (UBS) Maniçoba I, Distrito de Juazeiro (BA).
Preocupado com a saúde da mãe, Júnior de Maria Matias, como é conhecido popularmente, faz um desabafo e apela que as autoridades e a prefeita da cidade, Suzana Ramos possam resolver e ver de perto a situação da Unidade de Saúde. “Levei a minha mãe em um médico particular, já estou com a receita e assim me sinto mais aliviado, mas e os direitos dela, como fica? Vou precisar me descolar com ela daqui e levá-la na sede, em Juazeiro”.
“Desde a última sexta-feira (08/12) que fui com a minha mãe para tomar uma injeção na UBS de Maniçoba, lá está um descaso grande, e eu fico me perguntando cadê a representação dos vereadores da Câmara de Juazeiro para a comunidade? No mesmo dia à tarde o médico não foi, só tinha enfermeiras. Na segunda-feira (11/12) o médico foi, tinha medicação, não pode mexer na medicação porque os armários estavam trancados. Hoje (13/12) voltei na unidade de saúde, o médico não veio de novo, a pessoa responsável pela entrega dos insumos me disse que aqui não tem um comprimido para dar a ninguém. Estoque zero! A ausência de médicos nesses dias, falta de remédios e ambulâncias é uma realidade para a gente. Maniçoba nunca faltou de remédios, mas nessa gestão até remédios para hipertensão não tem, nunca faltou atendimento adequado. Os vereadores da situação falam que aqui a gente reclama porque somos “perseguidores de gestão” como vocês falam podem falar isso, a gente reclama porque é nosso direito em ter saúde de qualidade, precisamos, porque o descaso está demais. A gente tem o que dentro da saúde”? Questiona o morador Júnior Matias, filho de Maria Matias que busca medicamentos para sua mãe.
A produção do blog A Ponte já entrou em contato com a assessoria de Saúde do Município para obter respostas as especificidades pontuadas pelo comunitário. Divulgaremos assim que chegar a nota.