Conforme as mulheres da comunidade, há três anos a população nunca foi assistida com saúde.
A ultrassonografia é um dos exames mais utilizados na saúde da mulher, visto que ele pode identificar alterações no organismo em diferentes áreas, como o ultrassom ginecológico. Esses exames permitem a visualização de órgãos como útero e ovários, além de contribuir para o monitoramento da gestação.
Pensando no cuidado a saúde da mulher, foi realizado nesta sexta-feira (09/02), um mutirão de ultrassom para mulheres da Lagoa do Salitre, zona rural de Juazeiro (BA). A comunidade contou com a referência e qualidade do Instituto Inova Bahia, que tem como sua principal atividade econômica as associações de defesa de direitos sociais.

Deste modo, centenas de mães, mulheres e o público alvo foram beneficiadas com exames de ultrassom. A dona de casa Roberta, se sentiu contemplada com a ação. “Eu nem acredito que vou ter meu exame realizado nesse mutirão, há três anos que a gente, nos mulheres não temos nada na saúde , eu que corro atrás no município, mas a dificuldade e grande, só em sair do povoado para a cidade já nos custa muito. Estando nesse mutirão mais parece um sonho, aqui as atendentes e toda essa equipe maravilhosa tem muita atenção e cuidado com a gente, ficamos tranquila e saio daqui realizada em saber que nossa saúde está em boas mãos”.
Já Zayna Michelle falou da sua experiência com o exame. “Nunca teve nada aqui para a gente, pode perguntar a qualquer mulher aqui presente. O cenário aqui é outro, estou até ansiosa, mas ao chegar aqui fui completamente acolhida pelos profissionais. É tanto cuidado, amor e atenção, não vejo a hora de tê-los aqui novamente com essa ou outras ações. Me sinto feliz e tranquila por ter esse atendimento somente para as mulheres da Lagoa do Salitre”.

Gestante, Juliana espera seu quarto filho, ela expressou o tamanho da sua alegria. ” É imensurável ser acolhida, tratada com empatia, atenção, cuidado e carinho. Esse é o meu quarto filho e nunca tive uma ultrassom tão boa, tão prestativa e com riqueza de detalhes. Se eu tivesse que ir para a sede, a cidade, seria uma burocracia, mas só de não precisar pegar filas, fichas e tudo mais já nos ajuda e muito”.
Para o presidente do Instituto Inova Bahia, Ronnynho Queiroz, a sensação de dever cumprido e o sentimento de que muito mais ainda estar por vir é irreparável. “Foram 15 atendimentos obstétricos e transvaginais, esse é o primeiro mutirão de muitos que junto com o Inova vamos realizar. Estamos organizando um cronograma de ações voltadas específicamente para essa comunidade da Lagoa do Salitre, aqui vamos trazer o que há de melhor e mais moderno para as mulheres e outros públicos. Estou muito feliz, ajudar a quem mais precisa é meu maior sonho. Ver estampando em cada rosto dessas mães, mulheres a sensação felicidade e de terem sido cuidado por essa equipe só me fortalece ainda mais”, contou Queiroz satisfeito.