O Sistema Único de Saúde (SUS) é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país. Com a sua criação, o SUS proporcionou o acesso universal ao sistema público de saúde, sem discriminação. A atenção integral à saúde, e não somente aos cuidados assistenciais, passou a ser um direito de todos os brasileiros, desde a gestação e por toda a vida, com foco na saúde com qualidade de vida, visando a prevenção e a promoção da saúde.
Atualmente, muito se fale sobre o direito universal à saúde, a sociedade busca por esse atendimento na esperança de ter seus direitos garantidos, mas em Juazeiro (BA) o cenário é assustador, a falta de empatia entre o setor de atendimentos à população, que deveria acolher melhor o juazeirense padece de arrogância.
Comunitário na bronca:
“Precisei da Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) para marcar uma consulta médica com um gastroenterologista com o encaminhamento em mãos e passei o maior constrangimento de toda minha vida. Há dois anos atrás, deixei no Posto de Saúde uma guia para um endocrinologista e até hoje nada. Nesta terça-feira (30) uma nova saga começou, peguei uma fila enorme e quando chegou a minha vez, um funcionário que faz uma espécie de triagem na fila passou, avaliou as guias e recebeu a fichas de cada um que estava lá, mas quando foi na minha vez, ele olhou a ficha, a guia e disse que aquela guia não era para a Secretaria de Saúde e sim para o Postinho”.
A beneficiária que não quis se identificar fez um relato de falta de empatia com o próximo e pontuou que passou por humilhação. “O atendente me humilhou, foi irônico e fez pouco caso da minha situação. Ele ainda falou para um outro funcionário, não entregue a ficha para ela, entregue a essa outra mulher, não dê a ficha a ela, a guia dela não passa aqui. Fui o tempo todo maltratada, humilhada na frente de várias pessoas, me sentir tão constrangida”.
Entretanto, a mulher constatou que as pessoas na fila se sensibilizaram com a sua situação, e uma outra pessoa fez questionamentos. “Porque vocês não recebem a guia dela? Ela está aqui há muito tempo com a gente na fila, tem os mesmos direitos. Ela perguntou porque que vocês não dão o atendimento e vocês ficam calados, se negam tanto, isso é um absurdo”.
A paciente contou à reportagem do blog A Ponte, que ainda tentou falar com outras pessoas lá dentro da Secretaria, e não teve êxito. “Se depender da Secretaria de Saúde de Juazeiro (BA) ou de um Posto de Saúde a pessoa passa por humilhação. A humilhação aqui é grande demais”.
A produção do blog A Ponte manteve contato com a assessoria de Saúde do Município para obter resposta sobre essa situação. Veja nota na íntegra:
A Secretaria de Saúde (Sesau) informa que o agendamento de consultas e exames deve ser realizado diretamente nas Unidades Básicas de Saúde. A marcação feita diretamente na secretaria é voltada apenas para públicos prioritários. São eles: pacientes oncológicos, com fibromialgia, lúpus, com Autismo, paciente que estão em Tratamento Fora do Domicílio (TFD), pré-operatório, ressonância, tomografia, e cateterismo.