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Receita adia início da autorregularização de dívidas

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A Receita Federal adiou para esta sexta-feira (5) o início da adesão dos contribuintes ao programa da autorregularização incentivada de tributos. O prazo começaria nessa terça-feira (2), mas por problemas técnicos o formulário de adesão não pôde ser disponibilizado na data prevista. O programa permite que os contribuintes admitam a existência de débitos, paguem somente o valor principal e desistam de eventuais ações na Justiça em troca do perdão dos juros e das multas de mora e de ofício e da não realização de autuações fiscais. Ele foi criado pela Lei 14.740, sancionada em novembro de 2023.

De acordo com a Receita Federal, o adiamento do início da adesão não afeta os incentivos que o contribuinte pode obter com a autorregularização. Pessoas físicas e empresas podem participar. O período de adesão vai até 1º de abril. A dívida consolidada pode ser quitada com desconto de 100% das multas e dos juros. O contribuinte pagará 50% do débito como entrada e parcelará o restante em 48 meses. Quem não aderir à autorregularização pagará multa de mora de 20% do valor da dívida.

O requerimento de adesão deve ser feito pelo portal do Centro Virtual de Atendimento da Receita Federal (e-CAC). Se o pedido for aceito, o órgão considerará que houve confissão extrajudicial e irrevogável da dívida. Somente débitos com a Receita Federal podem ser autorregularizados. O programa não abrange a dívida ativa da União, quando a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional passa a cobrar o débito na Justiça.

A regulamentação do programa foi publicada em instrução normativa no dia 29 de dezembro. Ele permite a inclusão, na renegociação, de tributos não constituídos (não confessados pelo devedor) até 30 de novembro de 2023, mesmo nos casos em que o Fisco tenha iniciado procedimento de fiscalização. Também podem ser incluídos tributos constituídos (confessados pelo devedor) entre 30 de novembro de 2023 e 1º de abril de 2024.

Abrangência

Quase todos os tributos administrados pela Receita Federal estão incluídos na autorregularização incentivada. A exceção são as dívidas do Simples Nacional, regime especial para micro e pequenas empresas. Assim como em outros programas recentes de renegociação com a Receita, o contribuinte poderá abater créditos tributários (descontos em tributos pagos a mais) da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL), desde que limitados a 50% da dívida consolidada. Também será possível abater créditos de precatórios, dívidas do governo com o contribuinte reconhecidas pela Justiça em sentença definitiva, tanto próprios como adquiridos de terceiros.

Segundo a instrução normativa, a redução das multas e dos juros também não será computada na base de cálculo do Imposto de Renda Pessoa Jurídica, da CSLL, do Programa de Integração Social (PIS), do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) e da Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins). A Receita regulamentou os critérios para a exclusão do programa. Será retirado da renegociação especial quem deixar de pagar três parcelas consecutivas ou seis alternadas. Caso o devedor deixe de pagar uma parcela, estando pagas as demais, também será excluído da autorregularização. (Fonte e foto: Agência Brasil)

Pix derruba circulação de dinheiro falsificado no Brasil, diz levantamento do BC

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Pix on smartphone screen with multiple coins around. Pix is the new payment and transfer system of the Brazilian and Brazilian government.

O uso do Pix como meio de pagamento, além de tornar as operações mais práticas, acabou ajudando a diminuir a circulação de dinheiro falsificado no Brasil. É o que aponta um levantamento do Banco Central (BC).

Segundo a pesquisa, divulgada pela TV Globo, as movimentações financeiras com Pix no país aumentaram mais de 50% de 2022 para 2023 e representam 36% dos pagamentos. Só 3% deles são feitos com saques em dinheiro.

Além das facilidades, as transações virtuais também ajudam a reduzir o número de notas falsas circulando no mercado.

De acordo com o BC, num período de seis anos, o número de notas falsas recolhidas pelo banco caiu de 677 mil para 250 mil. É menos da metade.

As notas mais falsificadas são as de R$ 100, depois vem as de R$ 200, R$ 50 e R$ 20.

A Polícia Federal diz que uma mudança na linha de investigação também ajudou a reduzir a produção de notas falsas. (Foto: Pixabay)

Em Sento-Sé, Conselheiros Tutelares recebem capacitação para iniciar as atividades em 2024

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Os novos conselheiros tutelares que atuarão em Sento-Sé a partir deste ano até janeiro de 2028 estão recebendo informações e treinamentos para iniciar as atividades, com segurança e desenvoltura. A capacitação realizada pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, está acontecendo em duas etapas: a online, iniciada nesta quinta-feira (04) e vai até a sexta-feira (05), e a presencial que acontecerá nos dias 11 e 12 de janeiro.

Na programação, várias atividades integram a formação dos conselheiros que assumem o compromisso de garantir e assegurar os direitos das crianças e adolescentes no município. “Este é um momento importante para os profissionais que estarão na linha de frente, atuando na proteção de nossas crianças e adolescentes. Para isso, precisam estar preparados e familiarizados com as atribuições, condutas e prerrogativas do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Vamos conduzir esta capacitação oferecendo todo o apoio e suporte necessários à atuação destes conselheiros. Além disso, estaremos sempre prontos para recebê-los e auxiliá-los em qualquer situação que exija nossa interferência”, destaca a vice-presidente do CMDCA em Sento-Sé, Meire Lúcia Carvalho dos Santos.

De acordo com Fátima Macêdo, responsável pela condução do primeiro dia da capacitação, a Capacitação para conselheiros e suplentes é de suma importância para nivelar o conhecimento entre os profissionais, para orientar na condução das demandas que eles se deparam na prática de suas funções, uma vez que o conselheiro precisa estar apto, conhecer, as leis e regimentos para que tenha amparo legal nas ações realizadas. “Hoje estamos conhecendo os órgãos e instituições que precisam estar na rede de proteção e dialogando sobre as responsabilidades de cada um dentro desta política que é para criança e adolescente. Amanhã iremos saber mais sobre toda a legislação do sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente”, explica.

Veridianne Carvalho foi uma das novas conselheiras que participou do primeiro dia de capacitação e ressalta os destaques do momento. “É interessante obtermos e mantermos o conhecimento técnico para que possamos na prática atuar com maiores acertos. Considero como mais importante entender o papel de cada órgão que compõe a rede de proteção e acolhimento, e assim evitar distorções principalmente voltadas ao Conselho Tutelar”, disse a nova conselheira.

Para a presidente do CMDCA em Sento-Sé, Josenilde Evangelista, “este é um momento importantíssimo, pois o objetivo da formação é capacitar os conselheiros para a defesa e garantia dos direitos de crianças e adolescentes. Os conteúdos abordados durante a capacitação vão prepará-los para que possam atuar da melhor forma possível na função para qual foram eleitos”, assinala Josenilde.

A capacitação – A etapa on-line está acontecendo na plataforma Meet, sob a condução das profissionais Fátima Macêdo e Monalisa Cardoso que vão preparar os conselheiros sobre a rede de proteção da criança e do adolescente, legislação e ética. Já a segunda etapa, que será presencial, vai acontecer na Escola Municipal Professora Maria América, e abordará temas voltados ao dia a dia do conselheiro e a atuação do CMDCA e da rede de proteção.

Novos conselheiros – Os cinco novos conselheiros tutelares e os cinco suplentes foram escolhidos durante eleição realizada no dia 1º de outubro, quando 20 candidatos concorreram ao cargo. Os eleitos atuarão, no período de quatro anos, de janeiro de 2024 a janeiro de 2028, com o compromisso de garantir os direitos das crianças e adolescentes.

(Foto: Tony Lopes)

SAMU Petrolina registra maior número de trotes durante período de férias  

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O que parecer ser uma simples brincadeira é considerado crime. Os trotes são arriscados e quando praticados com serviços de saúde, podem custar a vida de uma pessoa. Em Petrolina, de janeiro a novembro de 2023, mais de 7.380 trotes foram registrados no Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU). Em janeiro do ano passado, período de recesso escolar, foram contabilizados mais de 790 trotes, o equivale a mais de 25 ligações falsas por dia.  

Nos três primeiros dias de 2024, o SAMU já registrou 73 falsas ocorrências, ou seja, cerca de 24 ligações por dia se tratavam de chamados sem vítimas. Essa ação faz com que as equipes se desloquem para uma ocorrência mentirosa, atrapalhando a rotina de urgências e emergências que a unidade deve prestar para toda cidade.  

As chamadas desnecessárias ao SAMU interferem no andamento do serviço disponibilizado para a população que realmente precisa dos atendimentos. Infelizmente, grande parte das ocorrências são identificadas quando a equipe chega ao endereço informado na ligação.  Essa prática é criminosa, conforme estabelecido no o artigo 266 do Código Penal Brasileiro, quem a comete pode pegar de um a três anos de detenção e multa.  

Com o período em que as crianças ficam mais tempo em casa, a Secretaria de Saúde pede é para que os pais ou responsáveis redobrem a atenção e não deixem os telefones em locais de fácil acesso para que essa prática não aconteça.  

Retomada do Sesc Lazer movimenta o Sertão no mês de janeiro

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Programação conta com recreação, banho de piscina e muita música

Em clima de verão e férias escolares, após um breve recesso, as unidades do Sesc no Sertão de Pernambuco retomam em janeiro a programação do projeto Sesc Lazer. Espaços de muita diversão, com música e atividades recreativas estão prontos para receber toda a família em Araripina, Bodocó, Floresta, Petrolina e Serra Talhada.

Serra Talhada abre a agenda no Sertão, com duas edições do projeto no mesmo final de semana. No sábado (6/1), das 13h às 18h, com ingressos a R$5 para comerciários e dependentes e R$10 para o público geral e no domingo (7/1), das 9h às 15h, ao som de Andreds. Os ingressos custam R$6 para comerciários e dependentes e R$12 para o público geral.

Em Bodocó, Floresta e Petrolina as unidades abrirão as portas no primeiro domingo do ano (7/1). Das 10h às 16h, Davi Santos vai animar o público com todos os ritmos no Sertão do Araripe, no Sesc Ler Bodocó, com ingressos que custam R$5 para comerciários e dependentes e R$6 para o público em geral. No Sesc Floresta, o domingo de lazer será ao som de Alison Novaes, das 9h às 16h. Os ingressos custam R$5 para comerciários e dependentes e R$10 para o público geral. No Sesc Petrolina, o Sesc Lazer vai acontecer também das 10h às 16h. Os ingressos custam R$6 e R$12.

Araripina, no Sertão do Araripe, vai retomar o Sesc Lazer a partir do dia 14 de janeiro, das 10h às 16h, com muitas atividades recreativas e música ao vivo, com o cantor com Luís Paulo Style. Os ingressos custam R$6 para comerciários e dependentes e R$12 para o público geral. Além das atividades recreativas, em todas as unidades o público pode aproveitar o banho de piscina. Também são comercializados lanches e bebidas.

Sesc – Fundado em 1947 em Pernambuco, o Serviço Social do Comércio é uma instituição privada mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Atuante na Região Metropolitana do Recife, Zona da Mata Norte, Zona da Mata Sul, Agreste e Sertão, por meio de 23 unidades fixas, incluindo os hotéis Guadalupe (Sirinhaém), Triunfo e Garanhuns. Oferece atividades gratuitas ou a preços populares nas áreas de Educação, Cultura, Lazer, Assistência e Saúde, inclusive para quem dispõe do Cartão do Empresário da Fecomércio/PE. No campo digital, a instituição oferece o aplicativo Sesc-PE, facilitando acesso às atividades, renovação e habilitação da credencial entre outras funcionalidades, e disponibiliza a plataforma Sesc Digital (https://digital.sescpe.com.br/todos). Por ela, é possível conhecer o cronograma de cursos e realizar a inscrição de forma online e segura. Para acompanhar todas as informações sobre o Sesc, acesse www.sescpe.org.br.

Roberto Carlos desiste de disputar TCM e diz que é pré-candidato a prefeito de Juazeiro

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O deputado estadual Roberto Carlos (PV) anunciou na quinta-feira (4) que desistiu de disputar a vaga aberta no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) para apoiar a candidatura do petista Paulo Rangel, que é o favorito no pleito. O parlamentar também se colocou como pré-candidato a prefeito da cidade de Juazeiro, no Norte da Bahia.

“Concentrei minhas energias na jornada rumo à prefeitura, agradecendo o apoio do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e dos deputados, que sempre estiveram ao meu lado”, escreveu em seu perfil no Instagram.  O deputado ainda afirmou que por estar com o olhar voltado para o futuro de Juazeiro, optou momentaneamente, por não concorrer à vaga no TCM.

“Expresso minha admiração por Paulo Rangel, destacando seu comprometimento e competência para assumir o cargo que deixo de disputar”, completou Roberto Carlos. A bancada do PV na Assembleia já havia anunciado apoio ao nome de Rangel. (Foto: Lucas Franco/bahia.ba)

Carnaval de Juazeiro: credenciamento de blocos inicia nesta segunda-feira (8)

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A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Comissão Organizadora do Carnaval 2024, vai credenciar os blocos alternativos que tenham interesse em desfilar na festa de momo. O credenciamento vai ser realizado de 8 a 12 de janeiro, no Paço Municipal (Setor Cerimonial), das 08h às 14h. Para se credenciar, é preciso apresentar documentos pessoais.

A gestão Suzana Ramos preparou um carnaval inclusivo e democrático para os foliões, homenageando o carnavalesco Geraldo Pontes. Além dos circuitos Ivete Sangalo (Av. Adolfo Viana) e Manuca Almeida (Orla I), uma programação para a família e as crianças abrangerá a Orla II da cidade. O Carnaval de Juazeiro 2024 – Carnaval de Todos, vai ser de 25 a 28 de janeiro, abrindo a temporada carnavalesca na Bahia e vai reunir grandes atrações como Bell Marques, Timbalada, Psirico, O polêmico, Ricardo Chaves, Parangolé, Felipe Amorim, Cheiro de Amor, Tuca Fernandes, Filhos de Jorge, Tomate, Guig Gueto, Jonas Esticado, Rafa & Pipo Marques, Luiz Caldas, Ed City, Lincoln Senna e Duas Medidas, Carlinhos Brown, Armandinho, Lá fúria, Igor Kannário, Olodum e outras que prometem animar os dias de festa.

AMMPLA inicia renovação de alvarás de todas as categorias de transportes 

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A Autarquia Municipal de Mobilidade de Petrolina (AMMPLA) informa aos profissionais que trabalham com transporte em Petrolina que devem iniciar, a partir da próxima segunda-feira (08), a renovação dos alvarás de permissão para 2024. O procedimento deve ser feito através do site: https://ammpla.petrolina.pe.gov.br/

Para fazer a renovação, basta o interessado acessar o site e informar o número do Termo de Permissão (TP) e o CPF ou CNPJ do proprietário do veículo. Em seguida, é necessário enviar os seguintes documentos digitalizados: cópias dos documentos pessoais, comprovante de residência, Certificado de Registro de Veículo (CRV), certidão negativa de antecedentes criminais dos estados da Bahia e Pernambuco, certidão de nada consta da habilitação, comprovação dos cursos de especialização e certidão de nada consta de débitos com município. 

Após dar entrada no site e pagar o Documento de Arrecadação Municipal (DAM), os permissionários serão convocados para realizar a vistoria.   

A renovação de alvará deve ser feita de acordo com o seguinte calendário: 

– Transporte Complementar Municipal: 08/01 a 12/04 

– Transporte Complementar Intermunicipal: 08/01 a 12/04 

– Transporte Escolar: 08/01 a 12/04 

– Transporte por fretamento: 08/01 a 12/04 

– Mototáxi: 08/01 a 12/04 

– Táxi: 08/01 a 12/04 

– Turismo: 18/01 a 12/04 

– Transporte por aplicativo: 03/06 a 31/12

Contribuintes têm até 31 de janeiro para renovar o Alvará de Funcionamento em Petrolina 

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A Prefeitura de Petrolina, através da Secretaria da Fazenda e Planejamento, informa aos proprietários de estabelecimentos industriais, comerciais, agrícolas e prestadores de serviços do município que o período para renovação do Alvará de Funcionamento 2024 é até 31 de janeiro.  

O valor da taxa de renovação da licença deve ser pago em parcela única ou dividido em duas vezes: a primeira parcela em 31 de janeiro e a segunda em 30 de junho. Os valores do tributo variam de acordo com o tamanho do estabelecimento e com a atividade desempenhada por cada empresa.  

O prazo para o pagamento do Imposto Sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN) para profissionais liberais prestadores de serviço, também é 31 de janeiro para pagamento em parcela única, mas ele pode ser parcelado em até cinco vezes, com a primeira vencendo em 31 de janeiro e as demais a cada 30 dias. 

Os contribuintes devem procurar o Setor de Tributos, que está funcionando no Núcleo Administrativo Municipal (Avenida Clementino Coelho, Nº 174, Atrás da Banca) de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h. O DAM das Taxas e do ISS também pode ser impresso na página de Serviços Tributários disponível no site da Prefeitura, no link https://petrolina.pe.gov.br/portal-do-contribuinte, ou solicitado através do Whatsapp (87) 99190-7667 (somente mensagem). 

Registro de armas de fogo em 2023 caiu 82% em relação ao ano anterior

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Three pistols laying on table with bullets

O registro de novas armas de fogo para defesa pessoal de cidadãos que vivem no Brasil caiu em 2023. A redução foi de quase 82% em relação ao ano anterior. Segundo dados do Sistema Nacional de Armas (Sinarm), no ano passado foram cadastradas 20.822 novas armas de fogo para defesa pessoal, número bem inferior às 111.044 armas que foram contabilizadas em 2022.

Segundo a Polícia Federal (PF), esse é o menor número cadastrado de armas de fogo para defesa pessoal desde 2004. Naquele ano, 4.094 registros foram registrados pelo órgão.

As pistolas lideram a lista de armas registradas por civis na PF, com 14.277 cadastros feitos em 2023. Em seguida aparecem as espingardas (2.309 registros) e os rifles (2.215).

Em uma postagem publicada nesta quarta-feira (3) em suas redes sociais, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, se manifestou sobre essa queda nos registros de armas de fogo por civis e também sobre a diminuição do número de crimes violentos letais intencionais. Para ele, essa é uma combinação “muito relevante” para o país.

“Isso prova cientificamente que não é a proliferação irresponsável de armas que enfrenta a criminalidade. E sim polícias equipadas, preparadas tecnicamente, com planejamento adequado. Sem esquecer, claro, o principal para novas e sustentáveis conquistas: políticas de justiça social, a exemplo de escolas de tempo integral”, escreveu.

Política mais restritiva

A queda no cadastro de novas armas de fogo por civis ocorre após o governo federal ter adotado medidas para tentar desarmar a população e diminuir a violência no país. Em julho de 2023, o presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto que reduz o número de armas e munições em posse de civis.

Também foi editado um decreto que aumentou as alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) que incidem sobre armas de fogo, munições e aparelhos semelhantes.

Em entrevista à Agência Brasil, a gerente de projetos do Instituto Sou da Paz, Natália Pollachi, disse que essa redução no registro de armas por civis é explicada principalmente pela política mais restritiva, mas que esse não é o único fator que deve ser levado em consideração. “Com certeza o mais influente foi a mudança de normativa que a gente teve no ano passado”, disse ela.

“O governo federal anterior [Jair Bolsonaro] emitiu uma série de decretos e portarias facilitando bastante o acesso às armas de fogo. E aí, em 2023, logo no dia 1º de janeiro, tivemos um novo decreto do presidente Lula suspendendo novos registros para CACs [Colecionadores, Atiradores Desportivos e Caçadores]”, afirmou Pollachi, lembrando ainda da sinalização do atual governo de que haveria mudanças também na quantidade de armas e calibres permitidos. Essas mudanças ocorreram ao longo do ano.

“É bastante compreensível que, mesmo que as pessoas tivessem interesse em adquirir armas, muitas delas tenham optado por esperar para ver qual seria a nova norma e quais seriam os calibres de uso restrito, para que ela não tivesse que fazer o processo e depois tivesse que refazer ou ter a sua solicitação negada”, acrescentou.

Para a gerente de projetos do Instituto Sou da Paz, a queda nos registros e a política de maior restrição às armas são positivas para o país. Mas ela ressalta que, apesar de a nova regulamentação estar satisfatória, ainda é preciso melhorar a fiscalização para as pessoas que já têm armas de fogo.

“Um dos decretos do governo federal previa a transferência de parte das competências de fiscalização do Exército para a Polícia Federal. Esse é um processo bem delicado, porque a gente está falando da transferência de banco de dados, de todo um processo de expertise, que demanda que a Polícia Federal receba investimentos proporcionais para que ela consiga se empenhar nessa função”.

Outra questão que precisa ser resolvida, destacou, é a publicação e implementação de um programa de recompra de armas que estão em posse de civis. “O governo [deveria] abrir um programa de recompra com valores atraentes para as pessoas que querem se livrar dessas armas – e que talvez tenham comprado por impulso ou em uma quantidade muito grande que hoje não faz mais sentido. A gente tem a campanha de entrega voluntária, que persiste hoje no país, mas os valores que ela paga são bastante desatualizados”. (Fonte: Agência Brasil) (Foto: Ilustração/ Pixabay)